terça-feira, 13 de abril de 2021

Experiências sobre velocidades das reações e fatores que modificam a velocidade


Tema: Velocidade de reações e fatores que modificam a velocidade.

Título: Experiências sobre velocidades das reações e fatores que modificam a velocidade.

Série: 2°Ano do Ensino Médio

Professor responsável pela atividade: Natalia Raiz Segismundo

Nome dos alunos participantes: Heloísa Cristina Martins Peixinho, João Marcelo Casas Moreira, João Fernando Teles Silva

Texto Explicativo:

No dia 11/03, realizamos com a professora Natalia, diversos experimentos sobre a Teoria das colisões e os fatores que afetam a velocidade de uma transformação química. Mas, afinal, o que seria a Teoria das colisões?

                Essa teoria fornece uma visão microscópica de uma reação química, de modo que podemos explicar como certos fatores (temperatura, concentração dos reagentes, superfície de contato, pressão-caso seja um gás-, catalisadores etc.) afetam a velocidade das reações químicas. Para que uma reação ocorra, é preciso que aconteçam colisões apropriadas ou efetivas entre as moléculas reagentes e essas colisões efetivas só ocorrerão se tiverem orientação apropriada e energia suficiente (Entalpia). Se o número dessas colisões aumentar, consequentemente, a velocidade da reação aumentará.

                Visando isso, nós, alunos do 2º ano A do Ensino Médio do Colégio Gandolfi, usamos um comprimido efervescente antiácido, alterando a concentração do mesmo ou da água, pulverizando-o para que houvesse aumento da superfície de contato e mudando a temperatura da água para que observássemos os tempos dessas reações e suas velocidades que segundo a teoria deveriam aumentar ou diminuir.

Para começar, selecionamos um aluno para que cronometrasse a duração de cada experimento e combinamos que ele parasse o cronômetro quando todo o comprimido tivesse sido dissolvido, indicando o final da reação.

No experimento 1, usamos 100mL de água em temperatura ambiente e um comprimido inteiro do medicamento. O tempo dessa reação foi de 01 min 26 s. Os próximos experimentos serão comparados com esse resultado.

Já nos experimentos 2 e 3 alteramos a temperatura da água. Pegamos 100mL de água gelada e colocamos gelo artificial para ilustrar. Mantivemos o comprimido inteiro. A reação ocorreu tempo de 02 min 12 s. No experimento 3, manteve-se o volume de água dos dois experimentos anteriores e o comprimido inteiro, porém a água foi aquecida no micro-ondas e, nesse caso, a reação aconteceu em 1 min. Portanto, podemos comprovar que a temperatura é um fator que influencia na velocidade da reação, ou seja, quanto maior a temperatura, maior será a velocidade, logo a reação ocorre em menor tempo.

O próximo fator analisado foi a superfície de contato. Foram colocadas 100ml de água em temperatura ambiente, mas trituramos o comprimido, ou seja, aumentamos a superfície de contato entre o comprimido e a água. A reação terminou após 01 min 10 s. E observamos que quanto maior a superfície de contato maior será a velocidade da reação.

Nos dois últimos experimentos (5 e 6), modificamos a concentração dos reagentes. No 5 aumentamos a quantidade de água para 200 mL na temperatura ambiente e manteve-se o um comprimido inteiro. O tempo de reação foi de 1 min 22 s, cerca de 4 segundos mais rápido do que o primeiro experimento. Contudo no experimento 6, fixamos o volume de água, à temperatura ambiente, em 100 mL e aumentamos a quantidade de comprimido para dois. Verificamos que a reação ocorreu durante 1 min 50 s. É sabido que quando se aumenta a concentração dos reagentes, a velocidade da reação também aumenta. No experimento 5 isso foi observado, porém, no experimento 6, o tempo foi maior em relação ao experimento 1 (1 min 26 s). Devemos considerar que o comprimido efervescente tem em sua composição os sais bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, os quais se dissolvem na água até um certo limite e quanto mais próximo chegamos a esse limite, a velocidade da reação ficará constante. Assim sendo, aumenta-se o tempo em que a reação acontece.

Foi uma aula, certamente, diferente e muito interessante. Podemos observar que nem sempre os fatores alterarão bruscamente a velocidade de uma reação, tudo tem que ser levado em consideração. Tentamos adivinhar os tempos, discutimos e aprendemos muito! É um experimento simples, acessível e todos deveriam tentar e “brincar” com as possibilidades. Um vídeo foi feito com os experimentos descritos nesse texto.





 

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