Tema: Velocidade de
reações e fatores que modificam a velocidade.
Título: Experiências sobre
velocidades das reações e fatores que modificam a velocidade.
Série: 2°Ano do Ensino
Médio
Professor responsável pela
atividade: Natalia Raiz Segismundo
Nome dos alunos participantes:
Heloísa Cristina Martins Peixinho, João Marcelo Casas Moreira, João Fernando
Teles Silva
Texto
Explicativo:
No dia 11/03,
realizamos com a professora Natalia, diversos experimentos sobre a Teoria das
colisões e os fatores que afetam a velocidade de uma transformação química.
Mas, afinal, o que seria a Teoria das colisões?
Essa
teoria fornece uma visão microscópica de uma reação química, de modo que
podemos explicar como certos fatores (temperatura, concentração dos reagentes,
superfície de contato, pressão-caso seja um gás-, catalisadores etc.) afetam a
velocidade das reações químicas. Para que uma reação ocorra, é preciso que
aconteçam colisões apropriadas ou efetivas entre as moléculas reagentes e essas
colisões efetivas só ocorrerão se tiverem orientação apropriada e energia
suficiente (Entalpia). Se o número dessas colisões aumentar, consequentemente,
a velocidade da reação aumentará.
Visando
isso, nós, alunos do 2º ano A do Ensino Médio do Colégio Gandolfi, usamos um
comprimido efervescente antiácido, alterando a concentração do mesmo ou da
água, pulverizando-o para que houvesse aumento da superfície de contato e
mudando a temperatura da água para que observássemos os tempos dessas reações e
suas velocidades que segundo a teoria deveriam aumentar ou diminuir.
Para começar,
selecionamos um aluno para que cronometrasse a duração de cada experimento e
combinamos que ele parasse o cronômetro quando todo o comprimido tivesse sido
dissolvido, indicando o final da reação.
No experimento
1, usamos 100mL de água em temperatura ambiente e um comprimido inteiro do
medicamento. O tempo dessa reação foi de 01 min 26 s. Os próximos experimentos
serão comparados com esse resultado.
Já nos experimentos
2 e 3 alteramos a temperatura da água. Pegamos 100mL de água gelada e colocamos
gelo artificial para ilustrar. Mantivemos o comprimido inteiro. A reação
ocorreu tempo de 02 min 12 s. No experimento 3, manteve-se o volume de água dos
dois experimentos anteriores e o comprimido inteiro, porém a água foi aquecida
no micro-ondas e, nesse caso, a reação aconteceu em 1 min. Portanto, podemos
comprovar que a temperatura é um fator que influencia na velocidade da reação,
ou seja, quanto maior a temperatura, maior será a velocidade, logo a reação ocorre
em menor tempo.
O próximo
fator analisado foi a superfície de contato. Foram colocadas 100ml de água em
temperatura ambiente, mas trituramos o comprimido, ou seja, aumentamos a
superfície de contato entre o comprimido e a água. A reação terminou após 01
min 10 s. E observamos que quanto maior a superfície de contato maior será a
velocidade da reação.
Nos dois
últimos experimentos (5 e 6), modificamos a concentração dos reagentes. No 5
aumentamos a quantidade de água para 200 mL na temperatura ambiente e manteve-se
o um comprimido inteiro. O tempo de reação foi de 1 min 22 s, cerca de 4
segundos mais rápido do que o primeiro experimento. Contudo no experimento 6,
fixamos o volume de água, à temperatura ambiente, em 100 mL e aumentamos a
quantidade de comprimido para dois. Verificamos que a reação ocorreu durante 1
min 50 s. É sabido que quando se aumenta a concentração dos reagentes, a
velocidade da reação também aumenta. No experimento 5 isso foi observado,
porém, no experimento 6, o tempo foi maior em relação ao experimento 1 (1 min
26 s). Devemos considerar que o comprimido efervescente tem em sua composição
os sais bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, os quais se dissolvem na
água até um certo limite e quanto mais próximo chegamos a esse limite, a
velocidade da reação ficará constante. Assim sendo, aumenta-se o tempo em que a
reação acontece.
Foi uma aula,
certamente, diferente e muito interessante. Podemos observar que nem sempre os
fatores alterarão bruscamente a velocidade de uma reação, tudo tem que ser levado
em consideração. Tentamos adivinhar os tempos, discutimos e aprendemos muito! É
um experimento simples, acessível e todos deveriam tentar e “brincar” com as
possibilidades. Um vídeo foi feito com os experimentos descritos nesse texto.
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