quinta-feira, 1 de julho de 2021

TEXTO SOBRE O TRABALHO DE RELEITURA DE OBRAS RENASCENTISTAS

 

Tema: RELEITURA DE OBRAS RENASCENTISTAS

Título: A história da arte: diálogos entre o presente e o passado.

Série: 3ºA – EM.

Professores responsáveis: Professora Vitória

Alunos participantes: Isabela Xavier e Rafaela Santos

 

Como a História é uma ciência que estuda o tempo e o espaço, os historiadores – a fim de facilitar sua análise – a dividiu em períodos, agrupados conforme as características comuns de cada era.

Desse modo, após o surgimento da escrita, temos a História Antiga, com início aproximadamente no século V a.C., até o século V d.C. Este período, foi marcado pelo esplendor das civilizações grega e romana, que juntas formam o que chamamos de cultura clássica. O século V ao século XV d.C., compreende o que chamamos de Idade Média, período marcado pelo feudalismo e uma sociedade teocentrista, com Deus e a religião no centro do pensamento humano.

A partir do século XV, há uma efervescência artística e intelectual que surge com o reaparecimento das cidades, após o declínio do regime feudal, que marca o início de um novo período, chamado Idade Moderna. Neste período, ocorrem importantes transformações na sociedade, como a passagem do teocentrismo para o antropocentrismo (ser humano no centro de tudo) e o surgimento de um movimento artístico e cultural, que teve início na Itália e ficou conhecido como Renascimento, por buscar retomar aspectos da cultura clássica da Antiguidade no que diz respeito à arte, literatura, filosofia e ciência.

Com base nisso e nos conteúdos da apostila 1, a proposta deste trabalho foi possibilitar que os alunos do 3º ano do Ensino Médio realizassem um pesquisa sobre grandes artistas renascentistas e ainda, que realizassem uma releitura de obras desse período.


A aluna Rafaela Santos, inspirada na obra de Sandro Botticelli (1445-1510), pintor italiano, grande referência do Renascimento artístico Italiano, realizou uma releitura de “O Nascimento de Vênus” (1483), utilizando um desenho de sua autoria, com aspectos tecnológicos da cultura contemporânea, como o smartphone.

 


A aluna Isabela Xavier revelou em seus traços aspectos inspirados na obra de autores renascentistas como da obra de Rafael Sanzio (1483-1520). Abaixo, uma imagem da obra “Maddalena, Doni” (1506).



 

 

 

 

 

 

 



E em releitura o desenho que a aluna Isabela realizou, juntamente com outro de sua autoria.




 

Por fim, o trabalho possibilitou que os alunos analisassem os diálogos que é possível realizar entre o passado e o presente, em relação a arte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário