Contra o C / Contra o V
Diante do cenário atual em que a aula convencional, àquela
que conhecíamos, perdeu todo o seu sentido, é de extrema necessidade que a
escola se reformule, desde a entrada do aluno até a sua saída, mas é na sala de
aula que percebemos as maiores mudanças, até porque a sala de aula em alguns
momentos nem existe mais. Não da forma como era.
Fazer o aluno, estudante abrir os olhos para o mundo de
oportunidades que o cerca e ainda possibilitar que ele se prepare adequadamente
para o vestibular e/ou ENEM é um dos papéis que hoje está atribuído ao
professor.
Pensando dessa forma as aulas de Biologia do ensino médio,
no Colégio Gandolfi, sofreram um “F5”, ou seja, estão atendendo às atualizações
que todo esse movimento, chamado (educação) exige. No 2.º ano do ensino médio
os alunos acompanhando o conteúdo programático, proposto pelo excelente
material utilizado nessa escola, o Sistema Etapa, estão trabalhando em
fisiologia o sistema nervoso, mais especificadamente os órgãos sensoriais, ou
sistema sensorial.
O protagonismo do aluno e o estímulo à pesquisa ocorreu
quando a ideia de apresentarem esse assunto, para eles mesmos, em forma de
seminário / aula invertida foi apresentada por mim, professor Heitor Dias.
Orientá-los, motivá-los, avaliá-los e admirá-los foram
alguns dos verbos que pude conjugar ao observá-los no desenvolvimento desse
exercício.
Colocar o aluno como protagonista e deixar com ele perceba a
importância do seu papel no contexto escolar e na sociedade, vai fazer com que
ele possa, ao menos experimentar, o que é sair da zona de conforto e o quanto
esse “desconforto” pode ampliar o seu horizonte.
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