segunda-feira, 24 de maio de 2021

Contra o C / Contra o V

 Contra o C / Contra o V

Diante do cenário atual em que a aula convencional, àquela que conhecíamos, perdeu todo o seu sentido, é de extrema necessidade que a escola se reformule, desde a entrada do aluno até a sua saída, mas é na sala de aula que percebemos as maiores mudanças, até porque a sala de aula em alguns momentos nem existe mais. Não da forma como era.

 Abordar o conteúdo de forma que o aluno o consiga visualizá-lo fora do contexto escolar, durante o seu dia a dia facilita muito a sua compreensão. Além disso, faz com que ele, o estudante, entenda a importância daquilo que é trabalhado na escola. E em algumas situações fazendo os perceber as variantes em que os assuntos podem ser aplicados e assim alargar as suas opções para o vestibular, que ainda é o crivo acadêmico que eles irão enfrentar.

Fazer o aluno, estudante abrir os olhos para o mundo de oportunidades que o cerca e ainda possibilitar que ele se prepare adequadamente para o vestibular e/ou ENEM é um dos papéis que hoje está atribuído ao professor.

Pensando dessa forma as aulas de Biologia do ensino médio, no Colégio Gandolfi, sofreram um “F5”, ou seja, estão atendendo às atualizações que todo esse movimento, chamado (educação) exige. No 2.º ano do ensino médio os alunos acompanhando o conteúdo programático, proposto pelo excelente material utilizado nessa escola, o Sistema Etapa, estão trabalhando em fisiologia o sistema nervoso, mais especificadamente os órgãos sensoriais, ou sistema sensorial.

O protagonismo do aluno e o estímulo à pesquisa ocorreu quando a ideia de apresentarem esse assunto, para eles mesmos, em forma de seminário / aula invertida foi apresentada por mim, professor Heitor Dias.

Orientá-los, motivá-los, avaliá-los e admirá-los foram alguns dos verbos que pude conjugar ao observá-los no desenvolvimento desse exercício.

Colocar o aluno como protagonista e deixar com ele perceba a importância do seu papel no contexto escolar e na sociedade, vai fazer com que ele possa, ao menos experimentar, o que é sair da zona de conforto e o quanto esse “desconforto” pode ampliar o seu horizonte.

Ir no caminho contrário do copiar e colar, ir contra o CTRL C / CTRL V, é resgatar, no meio de toda essa modernidade algo que lá atrás era a essência dos bons resultados, a pesquisa. Que a final, move a ciência.



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