quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO: RELEMBRAR É RESISTIR

Tema: Criando a empatia histórica entre a 2ª Guerra Mundial e O Diário de Anne Frank

Título: Memória do Holocausto: Relembrar é resistir

Séries: 9ºano A e 9ºano B

Professores responsáveis: Vitória e Thainá

Alunos participantes: alunos do 9ºano A e 9ºano B

A motivação inicial deste projeto foi proporcionar um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, história e literatura (através do projeto Clube do Livro), tendo como base a temática central da Segunda Guerra Mundial, mostrando não só a sua importância histórica, além de visão e o contexto político da época, mas também criar um sentimento de empatia, lendo relatos de uma garota que viveu escondida em um anexo secreto em uma tentativa de sobrevivência, enquanto o mundo vivenciava um verdadeiro caos. Além disso, também conhecer a visão da Anne Frank sobre tudo que estava acontecendo no momento, e a sua esperança de que um dia voltaria a ter uma vida normal, sem precisar se esconder. 

Mergulhe, através dessa exposição virtual, no passado, para tentar entender um pouquinho sobre o que foi esse momento histórico, e como as pessoas eram tratadas de forma desumana que deixaram marcas até os dias atuais.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um grande acontecimento histórico que, levou a humanidade a diversas reflexões, sobretudo acerda da ética e da valorização vida humana. Um dos protagonistas de tal acontecimento foi a Alemanha que, apesar de ser uma grande potência mundial, vivenciou momentos sombrios em seu passado, quando Adolf Hitler (1889-1945) assumiu o poder como Füher (1934 até 1945) instaurando o chamado III Reich, representando o partido Nazista.

Dentre as ideias defendidas tanto pelo líder, quanto pelo partido nazista estava o antisemitismo (ódio aos judeus), pois em meio a uma grande crise econômica que o país passava, desde o final da I Guerra Mundial, enquanto as famílias alemãs estavam em extrema miséria, pessoas desempregadas e inflação altíssima - judeus estrangeiros enriqueciam com a especulação financeira, o que levou a criação de teorias conspiratórias que os transformaram em "bode expiatório" de tal crise.

Hitler, utilizando-se do desespero da população e um forte sentimento nacionalista, prometia a volta ao passado glorioso do Império Alemão, o que poderia ser alcançado através do Lebensraum (Espaço Vital), ou seja, território exclusivo dos povos germânicos de raça ariana, considerados biologicamente superiores em relação a qualquer outro povo, sobretudo os judeus. 

Utilizando-se de recursos psico-sociais, Hitler conseguiu com suas propagandas em cartazes, filmes, rádio e outros, disseminar ideias racistas, fascistas e eugenistas acerca dos judeus e outros povos, executando um genocídio conhecido como Holocausto, que provocou a morte de mais de 5 milhões de judeus, de forma cruel em Campos de Concentração.

Os trabalhos a seguir, recuperam a memória de alguns personagens que vivenciaram tal período, com a proposta de reflexão e aprendizado com o passado.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL PRODUZIDA PELOS ALUNOS DO 9ºANO A E 9º ANO B:





Texto de Mariana Jardim




Biografia de Adolf Hitler

Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista). Nomeado Chanceler começou a aplicar o programa nazista. Numa sucessão de golpes, atos ilegais e assassinatos instalou sua ditadura. Com a morte do presidente alemão acumulou a função de chanceler e presidente. Era o início do Terceiro Reich.

Adolf Hitler nasceu em Braunau, na Áustria, no dia 20 de Abril de 1889. Filho de Alois Hitler empregado de alfândega e Klara Hitler pretendia seguir a carreira artística. Aos 21 anos mudou-se para Viena e por duas vezes tentou, sem sucesso, entrar na Academia de Belas Artes para estudar pintura e arquitetura.

Em 1913 mudou-se para Munique e em agosto de 1914 alistou-se no Regimento de Infantaria do Exército alemão para lutar na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo ano, por sua bravura, recebeu a condecoração da Cruz de Ferro. De volta a Munique passou a trabalhar na seção de imprensa e propaganda do Quarto Comando das Forças Armadas.

Aluna Maria Eduarda de Carvalho Freitas


 


Crianças judias em um campo de concentração, onde eram separadas dos pais. Mundoeducacao.uol.com.br

Viro o meu coração do avesso. O lado mau para fora, o bom para dentro e continuo a procurar um meio para vir a ser aquela que gostava de ser, que era capaz de ser, se sim, se não houvesse mais ninguém no mundo. – Anne Frank – vítima do holocausto.

Rafaela Teles Almeida 9°B





“Basta com a corrupção”, diz o cartaz que pede voto nos nazistas em eleição do fim da década de 1920. O punho com a suástica golpeia tanto os comunistas quanto os especuladores judeus.

Nome: Elaine Rosa

Data: 16 - 11

Fonte:fotografia.folha.uol.com.br

Hitler através da guerra de propaganda procurava se passar por um político honesto com o povo. E por meio de suas propagandas e censuras tentava manipular as pessoas, fazendo com que elas tivessem o mesmo pensamento que ele. E desde que o nazismo se consolidou, essa foi uma estratégia que passou a ser bastante utilizada


1930 – Nome: Propaganda nazista anticomunista

Fonte: Folha de São Paulo

Com uma tradução aberta temos: “Chega de corrupção. Escolha o nacionalismo”. Pode-se observar que um punho com a suástica apunhala tanto os comunistas, e os judeus.











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