segunda-feira, 22 de março de 2021

Mulheres ocupando espaços e fazendo história

 

Tema: Semana da mulher

Título: Mulheres ocupando espaços e fazendo história

Séries: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Professores responsáveis: Professora Tânia, Professora Vitória e Professora Lorenna.

Alunos participantes: alunos do 7ºA, 7ºB, 8ºA, 9ºA, 9ºB, 1ºEM, 2ºEM e 3ºEM.

                    

Sobre a Exposição:

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, sendo um dia de reflexão e conscientização acerca do papel da mulher na sociedade e as lutas que estas travaram ao longo da história em busca de direitos políticos, civis, trabalhistas, visando a sua inserção no mercado de trabalho e o combate às violências – dos mais diferentes tipos – cometidos cotidianamente contra as mulheres.

A origem da data, ainda incerta, relaciona-se a uma greve de mulheres em busca de melhores condições de trabalho, que ocorreu de forma catastrófica em 1911, quando a empresa onde as grevistas se encontravam, em Nova York, sofreu um incêndio, e várias mulheres chegaram a óbito, por não conseguirem fugir. Além disso, segundo os registros históricos, no dia 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas saíram em manifestações, reivindicando melhores condições de trabalho e vida, durante o governo do Czar Nicolau II.

De qualquer modo, os episódios mostram a luta das mulheres para conquistarem mais espaço na sociedade, sobretudo no mercado de trabalho, no contexto da Primeira Guerra Mundial, momento em que os homens saíam para lutar na guerra e as mulheres foram admitidas no mercado de trabalho como provedoras do lar.

Nesse contexto, propusemos atividades em que os alunos realizaram pesquisas de mulheres que, como personagens históricas, participaram ativamente da administração e da política de diferentes territórios em diferentes temporalidades. Rainhas, princesas, ministras, presidentes, entre outras governantes que, abriram precedentes para que as mulheres pudessem também ocupar cargos que anteriormente poderiam ser ocupados apenas por homens. Além disso, o 9º ano foi responsável por realizar entrevistas com mulheres que os alunos admiravam, contando suas trajetórias pessoais e profissionais, como forma de inspiração para outras mulheres.

Os alunos do Ensino Fundamental II, nomeadamente os do 7º, 8º e 9º ano participaram do projeto durante as aulas de história e arte, com pesquisas sobre política, arte, história, esporte etc.







O Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a conquista de direitos sociais e políticos das mulheres na sociedade, visto que por muito tempo estas não participaram ativamente como cidadãs. Nesse contexto, ao longo da história discursos machistas foram e ainda são reproduzidos, o que torna fundamental a reflexão e o combate de preconceitos sexistas existentes no nosso meio contemporâneo nas diversas esferas de atividade humana, como na escola, no trabalho e nas atividades cotidianas.

A partir dessa perspectiva, nossa proposta para os alunos do ensino médio, foi promover a reflexão e o debate dessa temática tão necessária para que os alunos descontruam visões estereotipadas, principalmente no contexto do trabalho. Para isso, além dos debates em aula com análise de textos e situações de trabalho em que mulheres são desrespeitadas devido ao sexo, na terça-feira, dia 9 de março, foi realizado um bate-papo com a product owner Daiany Correa que discorreu sobre sua trajetória na empresa Magazine Luiza e sua inserção na área da tecnologia, espaço que ainda é comumente associado à figura masculina.

A convidada expôs sua persistência para ser respeitada como profissional e que ainda encontra grande resistência por parte de todos, mas que nunca desistiu da sua profissão e seus sonhos.

Nós, do colégio Gandolfi, gostaríamos de deixar aqui nossa admiração e respeito a todas as mulheres que lutam diariamente por uma sociedade mais justa e que reconheça seu valor.












Nenhum comentário:

Postar um comentário