domingo, 22 de agosto de 2021

Teste de Chama

 

TEMA: Curiosidades da Química

Título: Teste de Chama

Série: 1°EM

Professora: Juliana A. Peixoto

 

O teste consiste na utilização de sais metálicos submetidos ao calor. É a explicação das diversas cores dos fogos de artifícios que encantam todos gerando uma explosão de curiosidades, que parece mágica! Como conseguimos visualizar a combinação de cores? Isso é química! Vamos entender o que acontece para formar algo tão extraordinário de se ver.

Toda matéria é constituída de átomos, e os quais são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Esse teste movimenta-se os elétrons, realizando o deslocamento para uma órbita mais externa, absorvendo calor, mas quando volta a sua órbita de origem, ocorre a emissão, e visualizamos uma cor diferente, dependendo do sal utilizado. Pois cada sal absorve uma quantidade de energia específica, sendo emitida em comprimentos de ondas diferentes.

Para explicar os espectros descontínuos, o físico Niels Bohr - Prêmio Nobel de Física de 1922 - precisou introduzir uma teoria revolucionária que pode ser resumida em quatro tópicos:

- Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas circulares e mantêm velocidade constante. A energia associada ao seu movimento também permanece constante. Somente algumas órbitas são possíveis, isto é, o elétron pode ter certas quantidades de energias associadas aos seus movimentos.

- Quando um elétron muda de órbita, ocorre a absorção ou emissão de uma quantidade de energia:

 

 


    

- As diferenças entre as energias das órbitas possíveis correspondem às linhas espectrais (cores) emitidas pelo átomo.

                                


- Os elétrons ocupam as órbitas menos energéticas (estado fundamental), ou seja, mais estáveis. O processo de emissão de luz é denominado transição eletrônica.

 Esses tópicos explicam o modelo atômico de Bohr (1913) que é denominado modelo atômico de Rutherford-Bohr.

As cores dos fogos de artifícios são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.

A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Emite radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar a radiação visível, dependendo da temperatura que atingir. Se destaca nos fogos de artifícios quando são utilizados metais como alumínio e magnésio, que ao se queimarem produzem alta claridade.

A luminescência é a luz produzida a partir da emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo, comentado anteriormente.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário