segunda-feira, 1 de março de 2021

 

Experiências sobre os estados físicos da matéria – 6°Ano do Ensino Fundamental II

 

Esse texto foi escrito com trechos dos trabalhos dos alunos: Caio Castro de Andrade – 6°A; Laura Alice Alves Mendes – 6°A; Guilherme Guerreiro Badoco – 6°B; Heloísa Gomide Peixoto – 6°B e Laura Almeida Borges – 6°B

 

Nós, os alunos do 6°Ano, fizemos uma experiência com os estados físico, sólido, líquido e gasoso, para saber se sua forma e volume eram definidos ou variados.

Nós começamos com duas garrafinhas cheias de água, colocamos corantes das cores vermelha e amarela e despejamos em um recipiente redondo. Então, a água que estava no formato da garrafinha ficou no formato do recipiente redondo e percebemos que a forma do estado líquido é variável. Depois disso, pegamos uma seringa e puxamos a água. Um colega colocou o dedo na saída da seringa e apertamos o êmbolo e descobrimos que não foi possível diminuir o volume do líquido.



Agora vamos para o estado gasoso, para ver a forma, pegamos uma bexiga ou seringa e enchemos de ar, nós vimos que o ar ocupa o espaço do recipiente em que está, portanto, sua forma é variável. O estado gasoso tem o volume variável, por exemplo: se pegarmos uma seringa e encher de ar, depois tamparmos a abertura da seringa e apertarmos o êmbolo, o volume irá diminuir, mas se soltarmos o êmbolo, ele voltará para o volume inicial.


Por fim, vamos ao estado sólido. Para descobrir sobre sua forma, pegamos uma barra de ferro e tentamos mudar sua forma e o volume e vimos que não foi possível mudar o volume e a forma desse objeto.


Com isso, podemos preencher a tabela abaixo com nossas conclusões.

 

Estado Físico

Forma

Volume

Sólido

Definida

Definido

Líquido

Variável

Definido

Gasoso

Variável

Variável

 

Um comentário: