Experiências sobre os
estados físicos da matéria – 6°Ano do Ensino Fundamental II
Esse texto foi escrito com
trechos dos trabalhos dos alunos: Caio Castro de Andrade – 6°A; Laura Alice
Alves Mendes – 6°A; Guilherme Guerreiro Badoco – 6°B; Heloísa Gomide Peixoto –
6°B e Laura Almeida Borges – 6°B
Nós, os alunos do 6°Ano, fizemos
uma experiência com os estados físico, sólido, líquido e gasoso, para saber se
sua forma e volume eram definidos ou variados.
Nós começamos com duas garrafinhas cheias de água, colocamos corantes das cores vermelha e amarela e despejamos em um recipiente redondo. Então, a água que estava no formato da garrafinha ficou no formato do recipiente redondo e percebemos que a forma do estado líquido é variável. Depois disso, pegamos uma seringa e puxamos a água. Um colega colocou o dedo na saída da seringa e apertamos o êmbolo e descobrimos que não foi possível diminuir o volume do líquido.
Agora vamos para o estado gasoso,
para ver a forma, pegamos uma bexiga ou seringa e enchemos de ar, nós vimos que
o ar ocupa o espaço do recipiente em que está, portanto, sua forma é variável.
O estado gasoso tem o volume variável, por exemplo: se pegarmos uma seringa e
encher de ar, depois tamparmos a abertura da seringa e apertarmos o êmbolo, o
volume irá diminuir, mas se soltarmos o êmbolo, ele voltará para o volume
inicial.
Por fim, vamos ao estado sólido.
Para descobrir sobre sua forma, pegamos uma barra de ferro e tentamos mudar sua
forma e o volume e vimos que não foi possível mudar o volume e a forma desse
objeto.
Com isso, podemos preencher a
tabela abaixo com nossas conclusões.
Estado Físico |
Forma |
Volume |
Sólido |
Definida |
Definido |
Líquido |
Variável |
Definido |
Gasoso |
Variável |
Variável |
Parabéns professora Natália e alunos envolvidos no projeto.
ResponderExcluirMuito bom!