Tema: Fabricação de uma ampulheta
Título:
O tempo como ferramenta histórica
Séries:
6º A e 6º B
Professora responsável: Vitória - História
Alunos
participantes: alunos do 6ºA e 6ºB
Embora atualmente se tenha
discutido muito o que é a História e qual o seu papel na sociedade, há um
consenso entre os profissionais da área que a História é uma ciência que estuda
e analisa as ações humanas ao longo do tempo e do espaço.
Desse modo, os profissionais
responsáveis por procurar, coletar e analisar detalhadamente os vestígios
humanos, são os historiadores, que após realizarem uma série de perguntas sobre
seu objeto de estudo, embasados em teorias e em metodologias, produzem o
conhecimento histórico, presente nos livros.
Para facilitar seu trabalho,
os historiadores classificaram os vestígios humanos, chamados de fontes
históricas em 4 grandes grupos: fontes materiais, fontes visuais, fontes
textuais e fontes orais e, a partir desse conjunto de informações, em suas
análises, devem sempre fazer duas perguntas: quando o fato histórico aconteceu
e onde o fato histórico aconteceu – perguntas que remetem, mais uma vez, às
duas grandes ferramentas da História – o tempo e o espaço.
Levando em consideração os conteúdos
estudados na apostila 1, os 6ºs anos do Colégio Gandolfi realizaram uma
atividade que consistia em fabricar uma ampulheta, com materiais recicláveis,
levando em consideração a importância do tempo como ferramenta histórica.
O objetivo do trabalho era,
primeiramente, incentivar a criatividade dos alunos e a preservação do meio
ambiente, levando em consideração que deveriam utilizar materiais recicláveis
para sua fabricação. Em segundo lugar, mostrar através dos diferentes tipos de
ampulhetas fabricadas, como a contagem do tempo é relativa e circunstancial,
uma vez que, no momento da demonstração, ampulhetas de pequeno porte chegaram a
contar cerca de 14 minutos e ampulhetas grandes, 20 segundos.
Os alunos foram fotografados
com suas ampulhetas e escreveram os relatos abaixo, onde narram como foi a
experiência do processo de fabricação da ferramenta:
6º A
6º B
“Bom eu achei bem interessante fazer este trabalho porque nós aprendemos a reciclar e que cada um tem seu tempo igual as ampulhetas, cada uma tem um tempo deferente”.
Júlia de Oliveira Carrijo Figueiredo – 6º A
Ampulheta da aluna Maria Júlia Dos
Santos Cruz – 6º A
Aluno Caio Castro Andrade – 6º A
“No dia 09/03/21, minha mãe, minha irmã e eu fizemos uma
ampulheta para o trabalho de história, solicitado pela professora Vitória.
Cortamos a garrafa, papelão e colamos as partes, colocando
areia dentro.
Foi muito divertido construir a ampulheta. Aprendi a importância
das medidas de tempo e de como era difícil antigamente contar o tempo sem o
relógio.”
Gustavo Vacari dos Santos- 6° A
Material usado: 02 garrafas pets 2 litros, 02 funis pequenos
de plástico, 04 barrinhas de ferro, 16 porcas de metal, areia, pedrinhas e
resina epóxi.
Construção: Fiz dois quadrados com retalhos em MDF, depois
furei os dois nos quatro cantos e encaixei as barrinhas de ferro. Prendi elas com
as porcas. Medi as garrafas pet e cortei ao meio. Encaixei os funis dentro das garrafas
para a areia escorrer melhor, prendi as garrafas pet na base do MDF com resina
epóxi. Coloquei pedrinhas dentro da garrafa, vedei o outro lado com a segunda
base de MDF e prendi com resina e o acabamento foi feito com fitas e tinta.
Achei que não foi muito difícil. Achei bem legal e divertido!
Isabela Natsumi Icizuka Silvério- 6°A
“Fazer ampulheta foi muito interessante, e de certa forma foi fácil, porque os materiais usados são os que temos em casa e reutilizáveis.
Usei duas garrafas pets pequenas, um pouco de areia, papelão,
fita e cola quente, o que me rendeu um bom resultado.
Gostei muito da experiência, porque foi divertido e ao mesmo
tempo útil, pois com isso, você realmente consegue medir o tempo.”
Júlia Faria Morais Souza- 6° A
“Para construção da ampulheta foi utilizado duas garrafas pet de 80ml cada, dois papelões cortados em círculos, dois palitos de churrasco e areia de aquário.
Cortamos as garrafas ao meio.
Colocamos as tampas, areia, os círculos e por último os palitos
de churrasco e para dar um acabamento, pintamos.
Foi muito divertido fazer essa atividade e o mais
interessante é saber que ela serve para medir o tempo.”
Larissa Carrijo Messias- 6°A
“Foi muito legal fazer uma ampulheta. Dá um pouco de
trabalho na montagem, mas gostei bastante. Os materiais são fáceis: usei
material reciclável, papelão, garrafa pet, amido de milho, uma fita para decorar
e cola quente.
Achei interessante a forma que na antiguidade eles contavam o tempo.”
Heloísa Gomide Peixoto- 6°B
Parabéns crianças, ficou muito lindo o trabalho de vocês!!
ResponderExcluir