segunda-feira, 5 de abril de 2021

O tempo como ferramenta histórica

 Tema: Fabricação de uma ampulheta

Título: O tempo como ferramenta histórica

Séries: 6º A e 6º B

Professora responsável: Vitória - História

Alunos participantes: alunos do 6ºA e 6ºB

 

Embora atualmente se tenha discutido muito o que é a História e qual o seu papel na sociedade, há um consenso entre os profissionais da área que a História é uma ciência que estuda e analisa as ações humanas ao longo do tempo e do espaço.

Desse modo, os profissionais responsáveis por procurar, coletar e analisar detalhadamente os vestígios humanos, são os historiadores, que após realizarem uma série de perguntas sobre seu objeto de estudo, embasados em teorias e em metodologias, produzem o conhecimento histórico, presente nos livros.

Para facilitar seu trabalho, os historiadores classificaram os vestígios humanos, chamados de fontes históricas em 4 grandes grupos: fontes materiais, fontes visuais, fontes textuais e fontes orais e, a partir desse conjunto de informações, em suas análises, devem sempre fazer duas perguntas: quando o fato histórico aconteceu e onde o fato histórico aconteceu – perguntas que remetem, mais uma vez, às duas grandes ferramentas da História – o tempo e o espaço.

Levando em consideração os conteúdos estudados na apostila 1, os 6ºs anos do Colégio Gandolfi realizaram uma atividade que consistia em fabricar uma ampulheta, com materiais recicláveis, levando em consideração a importância do tempo como ferramenta histórica.

O objetivo do trabalho era, primeiramente, incentivar a criatividade dos alunos e a preservação do meio ambiente, levando em consideração que deveriam utilizar materiais recicláveis para sua fabricação. Em segundo lugar, mostrar através dos diferentes tipos de ampulhetas fabricadas, como a contagem do tempo é relativa e circunstancial, uma vez que, no momento da demonstração, ampulhetas de pequeno porte chegaram a contar cerca de 14 minutos e ampulhetas grandes, 20 segundos.

Os alunos foram fotografados com suas ampulhetas e escreveram os relatos abaixo, onde narram como foi a experiência do processo de fabricação da ferramenta:

6º A


6º B


“Bom eu achei bem interessante fazer este trabalho porque nós aprendemos a reciclar e que cada um tem seu tempo igual as ampulhetas, cada uma tem um tempo deferente”. 

 Júlia de Oliveira Carrijo Figueiredo – 6º A


Ampulheta da aluna Maria Júlia Dos Santos Cruz – 6º A


Aluno Caio Castro Andrade – 6º A




“No dia 09/03/21, minha mãe, minha irmã e eu fizemos uma ampulheta para o trabalho de história, solicitado pela professora Vitória.

Cortamos a garrafa, papelão e colamos as partes, colocando areia dentro.

Foi muito divertido construir a ampulheta. Aprendi a importância das medidas de tempo e de como era difícil antigamente contar o tempo sem o relógio.”

Gustavo Vacari dos Santos- 6° A




Material usado: 02 garrafas pets 2 litros, 02 funis pequenos de plástico, 04 barrinhas de ferro, 16 porcas de metal, areia, pedrinhas e resina epóxi.

Construção: Fiz dois quadrados com retalhos em MDF, depois furei os dois nos quatro cantos e encaixei as barrinhas de ferro. Prendi elas com as porcas. Medi as garrafas pet e cortei ao meio. Encaixei os funis dentro das garrafas para a areia escorrer melhor, prendi as garrafas pet na base do MDF com resina epóxi. Coloquei pedrinhas dentro da garrafa, vedei o outro lado com a segunda base de MDF e prendi com resina e o acabamento foi feito com fitas e tinta.

Achei que não foi muito difícil. Achei bem legal e divertido!

Isabela Natsumi Icizuka Silvério- 6°A


 


“Fazer ampulheta foi muito interessante, e de certa forma foi fácil, porque os materiais usados são os que temos em casa e reutilizáveis.

Usei duas garrafas pets pequenas, um pouco de areia, papelão, fita e cola quente, o que me rendeu um bom resultado.

Gostei muito da experiência, porque foi divertido e ao mesmo tempo útil, pois com isso, você realmente consegue medir o tempo.”

Júlia Faria Morais Souza- 6° A

“Para construção da ampulheta foi utilizado duas garrafas pet de 80ml cada, dois papelões cortados em círculos, dois palitos de churrasco e areia de aquário.

Cortamos as garrafas ao meio.

Colocamos as tampas, areia, os círculos e por último os palitos de churrasco e para dar um acabamento, pintamos.

Foi muito divertido fazer essa atividade e o mais interessante é saber que ela serve para medir o tempo.”

Larissa Carrijo Messias- 6°A




"Para fazer ampulheta, utilizei duas garrafas de plástico, cola quente e algumas fitas. Para  representar a areia que fica dentro, usei  farinha de rosca tingida com corante rosa. Achei a ideia de fazer uma ampulheta com materiais reutilizáveis muito criativa e me diverti muito! Minha ampulheta marcou 1 minuto e 47 segundos!"

Maria Beatriz Vilas Boas Figueiredo Lopes- 6° A






"Bom , para minha ampulheta usei: duas garrafas Pet, areia de construção, fita e alguns adesivos, somente para decorar. Fiz juntamente  com meu pai, foi um pouco trabalhoso, pois tinha que fazer um furinho em cada tampinha da garrafa para a areia sair, então meu pai que cortou, para eu não me machucar. Mas foi super divertido e legal."

Ana Luísa Leopoldino Cauduro - 6° A




Maria Eduarda Rossi Pizzo Gonçalves - 6° A





"Comecei pela base, depois fui pela garrafa e por fim coloquei areia. Depois coloquei as bases de papelão e os palitos de madeira. Materiais utilizados: 2 garrafas, papelão, 4 palitos de madeira, cola, fita, areia azul. Fiz com ajuda do meu pai, gastamos cerca de 1 hora."
Raul Antônio Almeida Dias. 6° A


" Eu fiz minha ampulheta com garrafa PET, fita isolante, EVA preto por cima e terra.
O tempo é de 1minuto e 08 segundos."
Miguel Benedito de Oliveira - 6 °A.


Alécio Rodrigues de Medeiros – 6º A



" Eu gostei de fabricar  a ampulheta em casa, achei bem legal porque não é sempre que fazemos algo assim. Eu demorei para pensar em um jeito diferente para fazer, mas no final deu tudo certo. Os materiais que eu usei: duas garrafas PET pequenas, fita isolante e areia."

Igor Rafael Nogueira Sérgio - 6° B.





" Eu gostei muito da atividade, foi muito legal. Reciclamos várias coisas que iriam parra o lixo. Foi uma atividade muito produtiva."
Laura Almeida Borges - 6°B


Lorena Martins da Silva - 6° B





Lucas Idalgo de Souza - 6° B




Pietra Martins da Silva – 6º B



 

“Foi muito legal fazer uma ampulheta. Dá um pouco de trabalho na montagem, mas gostei bastante. Os materiais são fáceis: usei material reciclável, papelão, garrafa pet, amido de milho, uma fita para decorar e cola quente.

Achei interessante a forma  que na antiguidade eles contavam o tempo.”

Heloísa Gomide Peixoto- 6°B




Lucas Pereira Lima – 6º B




Um comentário: