segunda-feira, 17 de maio de 2021

A vida através da biologia

 

Tema: “Biologia: a vida em suas mais variadas formas”

Título: A vida através da biologia

Aluno: Caio Castro Andrade (texto)                                     Série: 6° A

           Maria Beatriz Vilas Boas Figueiredo Lopes (fotos)             6° A

Professora: Laura Segismundo Coelho

 

Hoje vou falar um pouco das aulas de Biologia e do que eu e meus amigos aprendemos com a Laura, nossa professora de biologia que em pouco tempo ensinou muito para nós, e tenho certeza de que ao longo do ano vamos aprender mais ainda.

Na nossa primeira aula nós apresentamos e falamos um pouco sobre os seres vivos e suas principais características que permitem serem classificados como seres vivos, tais como a respiração, reprodução, crescimento e locomoção. Depois, aprendemos um pouco sobre os níveis de organização da vida na natureza, como por exemplo: as células formam os tecidos, que compõem os órgãos que vão constituir os sistemas e daí gerar um organismo.

Na terceira aula aprendemos sobre as células, quais são as suas funções e do que são compostas, por exemplo: a parte da célula que controla a entrada e a saída das substâncias é a membrana plasmática, o núcleo faz o armazenamento do nosso DNA e controla toda a atividade celular, e por último o citoplasma, que é uma substância gelatinosa e transparente que preenche o espaço entre o núcleo e a membrana plasmática e contém várias organelas espalhadas que ajudam a manter a célula viva e funcionando bem. Descobrimos que existem vários microscópios diferentes que são utilizados para diferentes objetivos e sem eles não teríamos como ter o conhecimento que se tem hoje sobre as células e outros microrganismos.

Em outra aula vimos os seres unicelulares, que só possuem uma célula eles são como aquela massinha melequenta, e podem viver em vários lugares diferentes, até mesmo na água alguns são tão pequenos que só conseguimos ver pelo microscópio, outros podem medir até um centímetro, mas mesmo assim é muito difícil de vê-los, isso foi legal para entendermos as diferentes formas dos seres vivos que existem no nosso planeta.

Para me entender sobre as características dos seres vivos, em uma das aulas descascamos um feijãozinho para ver como ele é por dentro. Vimos o hilo que é o local onde começa aparecer a raiz e vimos o embrião, o responsável pela formação de uma nova planta, e para a lição de casa nós tivemos que plantar um feijão e acompanhar o crescimento dele, que é uma das principais características dos seres vivos, o crescimento.

Nessa atividade, cada aluno plantou um feijão em sua casa, pode ser na terra ou no algodão, em um copinho ou em um vaso maior. A cada dois dias, nós tivemos que anotar os que a gente observou de diferente no feijão em relação ao dia anterior e medir sua altura. Além das anotações, tivemos que tirar fotos das diferentes fases do desenvolvimento do feijão como: formação do broto, aparecimento de folhas, crescimento da planta e largura do caule, por exemplo.




           Essa atividade foi muito legal para a gente poder entender melhor como os seres vivos podem ser tão diferentes e possuir tantas características em comum, por exemplo, nós humano, crescemos, respiramos, movimentamos e essas mesmas caraterísticas também aparecem nas plantas como vimos no feijão, que cresceu e para isso ele precisou respirar também. A Biologia mostrou que a vida na terra pode estar presente nas mais variadas formas e temos que saber respeitar todas elas para viver em harmonia com a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário